Encontro da Mulher Empreendedora atua para fortalecer pauta feminina no meio empresarial
Em sua terceira edição, evento da CDL Mulher RS será dia 11 de setembro, em Gramado.

Nos últimos 10 anos, o número de mulheres empreendedoras no país cresceu 33%. Conforme levantamento do Sebrae, dos 30,4 milhões de donos de negócios no país, 10,4 milhões são mulheres. Nunca antes elas estiveram tão presentes à frente de suas próprias empresas como hoje, mas as mulheres ainda enfrentam uma série de desafios em relação aos homens para empreender no país.
Eventos como o 3º Encontro da Mulher Empreendedora, que ocorre em Gramado no dia 11 de setembro, ajudam a entender esse cenário. Mais do que isso, mostram a necessidade de eles serem cada vez mais numerosos e frequentes. “Debater a situação da mulher empreendedora é vital para tornar o ambiente dos negócios mais favorável para elas empreenderem e para que seja, também, mais justo e equitativo”, pondera Débora Balbinotti Lunardi, diretora da CDL Mulher RS, entidade promotora do encontro na Serra gaúcha e braço da Federação Varejista do RS para assuntos da área. O evento terá palestras, como da jornalista Giuliana Morrone, ‘cases’ de sucesso e painéis destacando a inteligência artificial nos negócios – veja abaixo.
Mais da metade das mulheres donas de negócios são, também, chefes de família. O estudo do Sebrae aponta para 52% das mulheres nessa condição, o que traz como reflexo direto o menor tempo dedicado aos negócios no comparativo com os homens. Enquanto elas investem 35 horas por semana para suas empresas, eles e entregam-se por 41 horas a seus empreendimentos. Ou seja, uma diferença de seis horas, cuja explicação encontra-se no “trabalho invisível”, como tarefas domésticas e de cuidados a familiares.
A informalidade se mostra outro desafio. Ao mesmo tempo em que na última década as mulheres empreendedoras cresceram 33% no país, o número de empreendedoras informais reduziu apenas 5,1% no mesmo período. Essa situação também desafia as políticas públicas, que ainda precisam ajudar a ampliar mentorias e acesso ao crédito a elas, sendo esse um dos grandes obstáculos para o crescimento dos negócios. O registro como microempreendedor individual (MEI) pode ajudar, permitindo acesso a benefícios previdenciário e oportunidade de participar de licitações e parcerias. É um passo importante que pode conduzir, como diz Débora, a uma nova etapa no desenvolvimento do negócio. “Estar regularizada é um estímulo para elas buscarem uma entidade representativa e, a partir disso, gerar desenvolvimento e estar em contato com eventos, palestras e treinamentos. Isso aumenta as possibilidades de melhorarmos nossos negócios e nos aproxima da implantação de novas estratégias para que superemos as dificuldades e consigamos ampliar a lucratividade e a participação no mercado”, comenta Débora.
É assim, ainda, que ela enxerga nisso uma oportunidade para ampliar a rede de apoio, essencial para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. É mais uma oportunidade de estar mais próxima de coletivos de empreendedoras e grupos de networking que compartilham, geralmente, os mesmos desafios. “Tudo isso fortalece cada vez mais a nossa participação no mercado de trabalho”, constata. Nesse sentido, mais próximas de qualificação elas têm mais chances de diminuir a diferença de rendimentos em relação aos homens. No final do ano passado, elas ganhavam, em média, 24,4% a menos do que eles.
O 3º Encontro da Mulher Empreendedora cumpre um papel importante para que as pautas do empreendedorismo feminino avancem no Estado. Mas o fortalecimento do segmento é feito também por outras ações da CDL Mulher RS, como capacitações e estímulo ao crescimento das mulheres no ambiente empresarial, além de servir como rede de apoio. Entre as importantes iniciativas da entidade estão as Rodadas de Negócios realizadas entre as CDLs associadas à Federação, em encontros marcados pela criação de oportunidades de negócios, de relacionamentos e de crescimento coletivo.
Serviço
O quê: 3º Encontro da Mulher Empreendedora
Quando: dia 11 de setembro
Onde: Hotel Master Gramado, em Gramado
Inscrições: https://tinyurl.com/4uxe22rr (vagas limitadas, valores sob consulta no site)
Programação
09h Credenciamento
10h Abertura Oficial
10h20 Victoria Luz – Mindset Exponencial: Como preparar sua mente para o que vem aí
11h20 Painel – I.A. nos negócios
12h00 Almoço
14h00 Bruna Vasconi – Como transformei o mercado de brechó no Brasil
15h30 Giuliana Morrone – ESG e Liderança Feminina
17h00 Encerramento
Atividades Paralelas
13h30 SPC Brasil – Encontro de Clientes Estratégicos
15h30 Encontro de Políticas Públicas e RIG
Legenda: Giuliana Morrone é painelista do 3º Encontro da Mulher Empreendedora
Fonte: Ascom
Exata Comunicação
Fotos: Telmo Ximene
Comentários (0)